Bandeira


A bandeira do Brasil foi criada logo após a Proclamação da República, acontecimento que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Com esse fato, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república, o que fez com que uma série de símbolos do país fossem substituídos, inclusive a Bandeira Nacional.
A bandeira do Brasil foi oficialmente apresentada no dia 19 de novembro de 1889 e foi adotada por meio de um decreto assinado pelo presidente provisório do Brasil, que na época era o Marechal Deodoro da Fornseca.
 Os autores da bandeira do Brasil (a atual) foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. 

  • Verde: essa cor era utilizada pelos primeiros povos que habitaram a Lusitânia, região correspondente a Portugal. Essa cor passou a simbolizar liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros na Idade Média.
  • Amarelo: essa cor fazia parte do brasão de armas de Portugal e foi adicionado depois da conquista do Algarve, em 1249. Outra observação importante é que o amarelo era uma cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia do qual D. Leopoldina (esposa do imperador) era membro.
  • Azul e Branco: essas cores remontam ao Condado Portucalense, condado do qual surgiu Portugal, e as cores desse condado foram escolhidas pelo D. Henrique da Borgonha.                                   
          O significado da estrelas na bandeira é cada estrela na bandeira corresponde a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal.

Comentários